Castelo Garcia d’Ávila

Compartilhe!

E quem disse que castelo só existe na Europa? No Brasil também tem!

Um dos destaques da Praia do Forte, no litoral baiano, são as ruínas de um velho castelo do período colonial, o Castelo Garcia d’Ávila.

A fachada do Castelo Garcia d'Ávila, uma das primeiras grandes construções portuguesas no Brasil.

A fachada do Castelo Garcia d’Ávila, uma das primeiras grandes construções portuguesas no Brasil.

Lembrança portuguesa desde 1551

Ele é considerado a primeira grande construção portuguesa no Brasil e começou a ser edificado em 1551 por Garcia d’Ávila, que pisou em terras brasileiras apenas 2 anos antes. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil e em 1937 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

A construção do castelo durou 73 anos e tudo foi feito em partes. A primeira delas ficou conhecida como a Torre Garcia d’Ávila, utilizada também para a defesa do Brasil. O nome oficial era Torre Singela de São Pedro de Rates e foi toda moldada com o estilo medieval que predominou na Europa até a chegada do Renascimento.

A vista de uma das janelas do Castelo Garcia d'Ávila.

A vista de uma das janelas do Castelo Garcia d’Ávila.

A Casa da Torre e a Capela

Da Torre surgiu o corpo do castelo, conhecido como Casa da Torre, que ficou pronta em 1624. Toda a estrutura persistiu por quase 3 séculos quando, em 1835, o castelo foi abandonado.

Infelizmente não se preservou muita coisa por ali. Na visita é possível ver que a capela é o que melhor está conservado das ações do tempo, mas mesmo assim não esconde as marcas de um local abandonado.

Detalhes das ruínas do Castelo Garcia d'Ávila.

Detalhes das ruínas do Castelo Garcia d’Ávila.

A visita ao Castelo Garcia d’Ávila

O castelo está dentro do completo do Parque Histórico e Cultural, com um Centro de Visitação e um Sítio Arqueológico. Lá há um ambiente com maquetes e fotos do castelo e uma explicação histórica.

A visita não demora muito tempo, então não deixe de fazê-la. Feio é ficar sem ver a única construção nos moldes medievais de toda a América Latina, não é mesmo?

Parte da área externa do Castelo, hoje transformada em Sítio Arqueológico.

Parte da área externa do Castelo, hoje transformada em Sítio Arqueológico.

Para quem quer queimar calorias, é possível chegar de bicicleta ou caminhando, mas deve-se encarar uma subida bastante íngreme. De carro todo o caminho é feito por asfalto e há estacionamento no local.

Castelo Garcia d’Ávila
Acesso pela estrada para a Linha Verde
Aberto todos os dias
Valor – R$ 5,00

Para reservar seu hotel na Praia do Forte, clique aqui.

E clique aqui se quiser saber mais sobre a Praia do Forte.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Castelo_Garcia_d'Ávila_5 Castelo_Garcia_d'Ávila_3

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: