Caye Caulker, onde o Caribe é mais Caribe!

Compartilhe!

Antes de iniciar o post sobre Caye Caulker, vamos fazer um exercício mental?

Quero que você se lembre de quanto estava na escola, lá pela 1º ou 2º séries… Pois bem, lembra quando a professora pedia pra você desenhar uma ilha? Lembra como era esse desenho?

Poderia se resumir a algo parecido com a foto abaixo, certo?

Qualquer criança desenharia uma ilha parecida com essa da foto. Aposto que você também já fez uma assim!

Qualquer criança desenharia uma ilha parecida com essa da foto. Aposto que você também já fez uma assim!

Então, Caye Caulker poderia ser a ilha paradisíaca dos desenhos infantis, mas ela é um pouquinho maior do que isso – de toda forma, ali pertinho existem diversas de ilhas como essas para que, pelo menos, você possa passar um dia descansando em uma ilha dos sonhos!

Caye Caulker é só um pouquinho maior, mas essa ideia resume bem o que ela é – um paraíso despercebido no litoral do Belize, um país pra lá de desconhecido no melhor litoral do Caribe!

Vamos detalhar como funciona a ilha, como chegar até lá e o que fazer, além das opções de hospedagem – tudo pra que você possa planejar e curtir uma das melhores férias da sua vida, pode apostar!

É ou não é a perfeita imagem de uma ilha paradisíaca?

É ou não é a perfeita imagem de uma ilha paradisíaca?

Uma visão geral de Caye Caulker

Caye Caulker é um pequeno vilarejo com mais ou menos 1.300 habitantes, entre pescadores, donos de hoteis e pousadas, restaurantes e operadores de turismo, além de hippies que se apaixonaram pela ilha e resolveram fincar base por ali. Pelo tamanho da ilha e pelo tamanho da população, dá pra entender que as coisas ali não funcionam como nos grandes centros – não à toa, o lema de Caye Caulker é Go Slow, “Vá Devagar”, algo como desacelere! E você vai encontrar essa expressão espalhada pela ilha em diversas formas e lugares – sim, vá devagar!

Go Slow - o lema de Caye Caulker está em qualquer lugar - qualquer lugar mesmo!

Go Slow – o lema de Caye Caulker está em qualquer lugar – qualquer lugar mesmo!

Toda essa filosofia do Go Slow tem origem na população crioula que foi trazida para o Belize pelos ingleses e na cultura reggae e rasta de Bob Marley e afins. Não estranhe se te oferecerem o produto mais famoso da Jamaica no meio da rua. A ilha tem uma pegada Afro-Caribeña de deixar a vida seguir livre – aliás, outra regra comum do Belize, “No Shirt, No Shoes… No Problem” (sem camiseta, sem calçado… sem problemas), também é levada bastante a sério em Caye Caulker.

O melhor transporte é o próprio pé, seja à pé, seja de bicicleta! Carros são proibidos na ilha, o que existe são carrinhos elétricos de golf que fazem as vezes de táxi – e cobram algo entre 5 ou 10 dólares pra fazer um trajeto dentro da ilha.

A ilha está a aproximadamente 1,6 km da barreira de corais do Belize, a segunda maior barreira de corais do mundo, o que deixa a água bem calminha pra entrar no mar e protege a ilha de oscilações no mar – além de deixar a água com a temperatura agradável o ano inteiro – afinal, é Caribe!

Bicicletas estão por toda a ilha de Caye Caulker e são a principal forma de locomoção.

Bicicletas estão por toda a ilha de Caye Caulker e são a principal forma de locomoção.

Infelizmente, apesar de ser uma ilha, não há muitas praias como a gente conhece no Brasil – a principal praia de Caye Caulker fica na parte norte da ilha, conhecida como The Split, algo como “O Racha” ou “A Divisão”. Apesar de ser meio que a única praia da ilha, a diversão é garantida. Uma curiosidade sobre como se formou essa praia – em 1961 o furacão Hattie passou pela ilha e a dividiu em duas metades, criando uma fenda por onde a água passa. Logo depois, trabalho humano removeu e ampliou essa divisão entre as duas metades de Caye Caulker – a parte norte se tornou uma reserva natural e ninguém mora lá.

Na parte norte da ilha, a praia do The Split é o point! A diversão é garantida no bar de praia The Lizard!

Na parte norte da ilha, a praia do The Split é o point! A diversão é garantida no bar de praia The Lizard!

O bar de praia The Lizard é o local mais famoso de Caye Caulker - tem espaço para sossego e tem espaço para agitação.

O bar de praia The Lizard é o local mais famoso de Caye Caulker – tem espaço para sossego e tem espaço para agitação.

O que fazer em Caye Caulker!

O melhor a fazer é não fazer nada! Deixar a vida passar, observar, relaxar, beber água de côco, curtir o mar, beber um bom drink caribeño ou uma Belikin, a cerveja oficial do Belize. Tem muito nada pra fazer em Caye Caulker. Mas se você quer fazer alguma coisa, também não faltarão opções. Vamos a elas!

Blue Hole – o Top 1 do Belize!

O Blue Hole pode ser considerado o principal chamativo do Belize. Infelizmente eu não tenho fotos aéreas pra você ter alguma ideia do que estou falando – mas clique neste link pra saber o que é! Pois é, é isso! Um grande buraco no meio da barreira de corais do Belize – e certamente é a razão principal para muitos aventureiros escolherem o Belize como o seu destino!

O Blue Hole é tão importante que vamos reservar um post só pra ele – aguarde que em breve sai no Blog e eu posto o link aqui!

Uma das arraias encontradas nas proximidades da ilha de Half Moon Caye, na barreira de corais do Belize.

Uma das arraias encontradas nas proximidades da ilha de Half Moon Caye, na barreira de corais do Belize.

Hol Chan Marine Reserve

Nadar na Hol Chan Marine Reserve é como nadar com golfinhos em um cercadinho na Disney. Com a diferença que você estará nadando com tubarões, arraias, vários peixes e até tartarugas marinhas – e sem o cercadinho da Disney. Sim, é isso mesmo! Ficou curioso? Dá uma olhada no Instagram e procure as Hashtags #SharkandRayAlley #HolChanMarineReserve

Se tiver vídeo no Instagram, melhor ainda! Pode acreditar que é assim mesmo, um contato total e natural com os animais! Se der sorte, aparece uma tartaruga marinha pra visitar.

Isso aconteceu porque, na década de 80, vários pescadores descartavam cartilagem de peixes e restos não aproveitados por humanos. Os tubarões e as arraias foram se aproximando e o lugar virou uma oportunidade obter alimento fácil. Com o passar dos anos, os animais se acostumaram com a presença humana, diária, na reserva. Por isso é incomum ter acidentes por ali. Se quiser vencer o medo, é uma grande oportunidade! Além de garantir boas fotos!

Encontre a tartaruga! A chance de encontrar animais marinhos no Belize é ainda maior do que em Fernando de Noronha!

Encontre a tartaruga! A chance de encontrar animais marinhos no Belize é ainda maior do que em Fernando de Noronha!

Conhecer San Pedro – La Isla Bonita da Madonna

Sucesso nos anos 80, a música La Isla Bonita, eternizada pela Madonna, foi inspirada em San Pedro, a capital da região de Ambergris Caye, a maior ilha do norte do Belize. A viagem até lá se faz por táxi aquático e dura 30 minutos o trecho. A ilha é bonita, mas San Pedro é uma cidade muito grande se comparada à Caye Caulker, ou seja, não tem o mesmo clima de interior e de tranquilidade. Vale o registro pra conhecer o local da música da Madonna e, se estiver indo ou voltando via Chetumal, no México, pode ser um pit-stop da viagem.

Descansar, descansar e descansar

Descansar – este é o programa principal de Caye Caulker – deixar a vida passar levemente. Go slow, pegue a sua Belikin e seja feliz. No The Split você vai poder curtir uma música durante o dia, tomar sol, descansar o corpo e a cabeça e ainda curtir as águas quentes do Caribe, tudo isso em meio e diversas pessoas com o mesmo propósito – descansar! Como diria Rita Lee, nada melhor do que não fazer nada.

Ah, no Belize, experimente drinks típicos do Caribe – um Rum Punch cairia muito bem em Caye Caulker.

E se puder bancar um hotel com piscina ou com um píer com acesso direto ao mar, melhor ainda!

Go Slow - pegue uma Belikin e ache sombra - os ingredientes perfeitos para a vida seguir tranquila em Caye Caulker.

Go Slow – pegue uma Belikin e ache sombra – os ingredientes perfeitos para a vida seguir tranquila em Caye Caulker.

Onde se hospedar?

Há diversas opções na ilha, mas é claro que as melhores ou tem piscina ou tem vista/acesso para o mar (ou tem os dois!). Faça uma pesquisa pra confirmar a localização exata na ilha. Lembre-se de alguns pontos importantes!

  1. A distância do Split – quanto mais distante do Split, mais barata deve ser a hospedagem. O Split é o ponto principal da ilha, apesar de não ser central;
  2. Faz questão de piscina ou acesso ao mar? Se fizer questão desses dois agrados, foque no tipo de hospedagem desejada! Faz diferença, mas tem gente que prefere economizar uma grana e abrir mão desses mimos!

Fora isso, não tem segredo, vai depender do seu perfil! Em Caye Caulker tem hostel, pousada e hotel, tudo ao gosto do freguês – e de acordo com a capacidade de pagamento também, claro! Se ficar na parte sul da ilha, não esqueça de procurar uma bicicleta pra alugar – muitos hotéis e casas para temporada já oferecem aos hóspedes.

Do quarto direto para o mar do Caribe - em Caye Caulker tem hotel para todos os padrões! Na foto, detalhe do Weezie's Ocean Front Suite.

Do quarto direto para o mar do Caribe – em Caye Caulker tem hotel para todos os padrões! Na foto, detalhe do Weezie’s Ocean Front Suite.

Como chegar a Caye Caulker

Existem alguns caminhos a se percorrer e tudo vai depender do seu ponto de origem! O mais fácil é pegar um voo à Cidade do Belize e, de lá, voar ou pegar um táxi aquático para Caye Caulker. Mas outras opções também são possíveis. Vejamos as mais comuns!

De Táxi Aquático!

Três companhias operam táxis aquáticos até Caye Caulker, são elas a Belize Water Táxi, San Pedro Water Táxi e a Caye Caulker Water Táxi (site indisponível). É importantíssimo consultar todos os horários nas diferentes empresas, pra saber exatamente como se planejar para ir até lá. Pra quem optou por um voo até Cancún, uma opção é pegar um ônibus ou dirigir até Chetumal e pegar o táxi aquático no porto de lá. Os destinos que conectam Caye Caulker são:

  1. Cidade do Belize;
  2. San Pedro; e
  3. Chetumal (México, na fronteira).

De avião!

A principal companhia aérea é a TropicAir, que opera voos dos principais destinos do Belize, saindo da Cidade do Belize, de San Pedro, de Belmopan e de San Ignácio. Os voos não são baratos, mas garantem uma vista incrível da barreira de corais do Belize! As vezes, vale a pena pensar em pegar um voo apenas pela espetacular paisagem do Caribe!

O táxi aquático da Belize Water Taxi chegando ao porto de Caye Caulker - a primeira aventura antes de chegar à ilha de um incrível mar azul!

O táxi aquático da Belize Water Taxi chegando ao porto de Caye Caulker – a primeira aventura antes de chegar à ilha de um incrível mar azul!

Pra encerrar!

Essas são as informações essenciais pra você curtir um destino fantástico e que, pode apostar, é quase inexplorado por brasileiros – pra não dizer desconhecido. Tenho a certeza de que todo mundo sabe onde fica a França (e que a França é um país!), mas tenho a mesma certeza de que quase ninguém sabe da existência do Belize (imagine então de Caye Caulker!). E é também por isso que ele é um destino extraordinário, além de todos os seus atrativos naturais. Quer prova melhor do que as fotos deste post? Só mesmo indo lá pra conferir!

Reserve aqui o seu hotel em Caye Caulker.

Para ler mais sobre o Belize, clique aqui.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Fique com algumas fotos de Caye Caulker pra matar a sua curiosidade do local. Infelizmente, fotos aéreas do Blue Hole só pelo Google mesmo…

A idílica ilha existe e está no Belize - se chama Caye Caulker e tem o azul mais incrível que você já sonhou!

A idílica ilha existe e está no Belize – se chama Caye Caulker e tem o azul mais incrível que você já sonhou!

Para descansar, lugar melhor não há do que Caye Caulker.

Para descansar, lugar melhor não há do que Caye Caulker.

O espetacular azul do Caribe belizeñp - Caye Caulker é mesmo um destino único no mundo.

O espetacular azul do Caribe belizeñp – Caye Caulker é mesmo um destino único no mundo.

Água de coco fresca, artesanato local e a bandeira do Belize.

Água de coco fresca, artesanato local e a bandeira do Belize.

Embarcação atolada nas águas rasas de Caye Caulker - virou um símbolo local!

Embarcação atolada nas águas rasas de Caye Caulker – virou um símbolo local!

A descontração domina as ruas de Caye Caulker.

A descontração domina as ruas de Caye Caulker.

Um retrato de Half Moon Caye, uma das ilhas da barreira de corais do Belize.

Um retrato de Half Moon Caye, uma das ilhas da barreira de corais do Belize.

Aonde ir em Half Moon Caye? Cenários de uma ilha deserta durante a noite e com turistas durante o dia.

Aonde ir em Half Moon Caye? Cenários de uma ilha deserta durante a noite e com turistas durante o dia.

5 Responses

  1. Victor Dalvi
    Victor Dalvi 21/04/2017 at 9:01 pm |

    Bernardo, parabéns pelo artigo!!! Ficou muito bom!

    Você saberia me informar quanto custa o passeio para o Blue Hole? Tem alguma empresa para indicar? É nesse mesmo passeio que fazemos a visita a Reserva Marinha de Hol Chan?

    Mais uma vez parabéns e obrigado!

Comments are closed.

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: