Chichén-Itzá Luz e Som – Noites de Kukulcán

Compartilhe!

Sim, você vai ao México e planeja conhecer Chichén-Itzá. Sabemos que você está certíssimo – tem mesmo que conhecer um dos principais centros políticos do povo maya. A Pirâmide de Kukulcán é, inclusive, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Chichén-Itzá Luz e Som

Mas a proposta que a gente conta aqui no Bilhete Premiado é um pouco diferente! A ideia é curtir Chichén-Itzá a noite, quando a maioria dos turistas já se foram e a cidade maya está muito mais vazia. O programa é bacana e, melhor de tudo, é grátis! Sim, não caia em armadilhas de empresas ou agentes comercializando esse tour noturno em Chichén-Itzá – aliás, é o primeiro alerta que a página da proposta, chamada de Noites de Kukulcán, deixa aos internautas.

A Pirâmide de Kukulcán, o maior símbolo de Chichén-Itzá. (Foto: João Paulo Resende.)

A Pirâmide de Kukulcán, o maior símbolo de Chichén-Itzá. (Foto: João Paulo Resende.)

Noites de Kukulcán

Então, a visita começa com uma parte mais livre e, ao final, todos são chamados à sentarem-se em frente à Pirâmide de Kukulcán para assistir a uma projeção de luz com animações e um pouco de história maya – a pirâmide faz as vezes de telão (fico imaginando que os ancestrais mayas devem estar se revirando no submundo!).

Na primeira parte os visitantes andam pelo sítio arqueológico – não é possível ir a todos os pontos, mas os principais, ao redor da pirâmide, estarão iluminados. A caminhada é bem organizada, porque o sentido é único e as pessoas seguem na mesma direção. Ao final, quando chegam ao Templo dos Guerreiros (ou Templo das Mil Colunas), todos precisam voltar. No meio de tudo, a grande Pirâmide de Kukulcán repousa imponente.

O Templo dos Guerreiros em azul durante as Noites de Kukulcán. (Foto: João Paulo Resende.)

O Templo dos Guerreiros em azul durante as Noites de Kukulcán. (Foto: João Paulo Resende.)

Depois, os guias/supervisores avisam que o tempo se esgotou e que todos devem se dirigir às cadeiras que foram posicionadas em frente a uma das faces da pirâmide. Há um tempo tranquilo para voltar caminhando e esperar começar a projeção na pirâmide.

Toda a projeção dura cerca de 20 minutos e será apenas em espanhol. Pra quem não domina o idioma, recomendo alugar um audioguia antes do passeio (Informe-se na recepção). A tradução é simultânea à narrativa original, em espahol. Pra quem domina o espanhol ou acredita que pode se virar com um portunhol, simplesmente ouça e curta o momento. Eles explicam um pouco da cultura maya, contam da construção de Chichén-Itzá e dão detalhes da pirâmide também – um templo matematicamente perfeito!

A construção do jogo de futebol, que marca o início da civilização maya não tem acesso permitido ao público, mas ganha iluminação da mesma forma que as demais construções. (Foto: João Paulo Resende.)

A construção do jogo de futebol, que marca o início da civilização maya não tem acesso permitido ao público, mas ganha iluminação da mesma forma que as demais construções. (Foto: João Paulo Resende.)

Como agendar o passeio noturno

Pois bem, está aí um grande desafio! As Noites de Kukulcán foram feitas para moradores de Yucatán, o Estado mexicano onde está a cidade de Chichén-Itzá. Mas é aberto ao público geral. O site lista os hotéis participantes, mas a maioria deles vai dizer que estão sem cupons para o tour noturno. Outra opção é ir a algum posto turístico de algumas cidades de Yucatán, mas essa opção é um estorvo pra quem é turista, porque vai te fazer perder um bom tempo!

Pense que a sorte está ao seu lado! Embora os ingressos sempre se esgotam para todas as noites, muitas pessoas não aparecem e é aí que a vida fica mais fácil! Eles liberam as vagas remanescentes pra quem estiver na fila esperando pacientemente. Claro que isso não é garantia de que não vá dar certo, mas pelo que pesquisei, é muito incomum não liberarem a vaga. Então prepare-se pra chegar uns 30 minutos mais cedo e ficar no aguardo!

Chegando à Chichén-Itzá a noite!

A entrada é liberada apenas às 20h e, antes das 22h, certamente você já estará do lado de fora do portão principal. Recomendo alugar carro pra ir, mas táxis dos hotéis que ficam na zona arqueológica não saem caro. Outra opção é buscar ônibus turístico – saindo das principais cidades de Yucatán, como Mérida e Valladolid, cidades essas que são também boas opção para pernoite e para fazer turismo na região.

A Pirâmide de Kukulcán, pouco antes de ser completamente iluminada! A sombra é reconhecida de longe.

A Pirâmide de Kukulcán, pouco antes de ser completamente iluminada! A sombra é reconhecida de longe.

Pra encerrar!

Prepare-se para uma noite diferente de tudo o que você já viu, especialmente se já está acostumado a visitar ruínas e cidades arqueológicas!

Sim, pode ser questionável a projeção de luz sobre a pirâmide – imagino que de isso não estava nos planos mayas e, além do mais, penso que atrapalha a preservação da cidade de Chichén-Itzá. Mas há também o direito das atuais gerações de utilizar esse espaço e tornar viva a memória do povo maya. São direitos que colidem e acredito que essa discussão está longe de uma solução harmônica – entretanto, a proposta está aí! Basta aparecer pra admirar. Recomendo que não perca a chance, caso você tenha tempo pra um pernoite na região.

O Templo das Mil Colunas, o último ponto de acesso durante o tour noturno por Chichén-Itzá. (Foto:João Paulo Resende.)

O Templo das Mil Colunas, o último ponto de acesso durante o tour noturno por Chichén-Itzá. (Foto:João Paulo Resende.)

Ah, e não espere boas fotos! Só mesmo um super fotógrafo profissional e com lente noturna pra conseguir aquela foto bacana! Dá pra ver pelas fotos do post, né? Estão longe de serem as fotos perfeitas! Mas nem por isso deixe de levar máquina!

Pra matar a curiosidade, ao final do post deixo o trailer do espetáculo Chichén-Itzá Luz e Som – Noites de Kukulcán! O filme completo, só ao vivo mesmo!

Clique aqui para reservar um hotel na zona arqueológica.

E aqui pra um hotel em Valladolid.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: