De 4×4 no litoral do Ceará

Compartilhe!

O programa básico pra quem visita o Ceará é conhecer Fortaleza e dar uma esticada até Canoa Quebrada, Cumbuco e Praia do Futuro. Tem tudo isso, sim, mas tem muito mais, principalmente se a ideia for embarcar em uma 4×4 no litoral do Ceará!

O casal Dênis e Samira testou o roteiro pela agência Jeri Lençois e aprovou! Vale a pena conferir o relato deles aqui no Blog do Bilhete Premiado! E prepare-se pra planejar o próximo destino!


De 4×4 no litoral do Ceará

Se você pensa que já viu o Paraíso na terra é porque já foi às praias do Ceará!

Nós optamos por uma viagem diferente que mesclasse aventura e romance e… descobrimos o litoral do Ceará de cabo a rabo pelas praias e de 4×4.

Contratamos a empresa Jeri Lençois para nos guiar neste belo roteiro que preparamos. O guia Roberto, também conhecido por pé de frango, super descolado e alegre, nos recebeu no aeroporto e partimos direto para Canoa Quebrada.

Pé de Frango.

Pé de Frango.

Canoa Quebrada e arredores

A cidade é uma gracinha, apesar de passar a sensação de que tudo é para o turista e caro. Conhecemos todas as praias até Ponta Negra. No dia seguinte acordamos cedo e partimos para Fortim, Aracati, Rio Jaquaribe… Mas não adianta afobar a natureza… Só saímos depois que o guia Roberto identificou que a maré permitiria as travessias.

Paramos em um restaurante simples e comemos a Cavala, um peixe muito gostoso. Voltamos para Canoa Quebrada para curtir a praia um pouco mais (a quantidade de cachorros é impressionante e dá um aspecto sujo), comer um belo jantar no Costa Brava e finalizar a noite com um sorvete local: Viagra! Rsrs… Não dá pra fugir das gostosuras locais!!!!!!

Chegando!!!! De 4x4 no Ceará!

Chegando!!!! De 4×4 no Ceará!

Uruaú e Morro Branco

No dia seguinte seguimos viagem pelas praias… pelas praias, mesmo. Às vezes avistávamos alguns pescadores no horizonte, desfrutávamos da companhia de aves e das “Marias Farinhas”, conhecemos Uruaú e as famosas falésias de Morro Branco pelo caminho… isso sem mencionar as várias travessias de rios com balsas. MUITA AVENTURA! E se você já está acostumado a fazer trilhas 4×4 dirigindo, ainda assim, não se aventure pelas dunas porque elas são imprevisíveis!

Maria Farinha!

Maria Farinha!

Atravessando em balsas!

Atravessando em balsas!

Segura Muleque!!!!!!

Segura Muleque!!!!!!

Mais praias do Ceará

Em alguns poucos lugares não podemos ir pelas praias, mas nosso guia não deixou esmorecer nosso espírito de 4×4 e fomos por estradas do interior, acompanhando um pouco com nosso olhar o cotidiano das pessoas… crianças voltando da escola com um uniforme branquinho contrastando com o marrom da estrada. Voltando para as praias, muitas delas desertas, vimos uma enorme tartaruga morta, provavelmente porque engoliu plástico, segundo nosso guia-pescador.

Cemitério caiçara.

Cemitério caiçara.

A região de Jericoacoara

Chegamos a Jericoacoara e ficamos deslumbrados com a nossa pousada, O Refúgio, que delícia!! A recepção do Francisco, o carinho em cada detalhe… Chegamos, deixamos as tralhas e fomos jantar… de chinelos, porque as ruas são todas de areia, os restaurantes tem o piso de areias, a praça também com areia. É relaxar e despojadamente bater perna pela cidade.

O passeio em Jeri (já ficamos íntimos de cara com a cidade!) foi lindo. Jijoca, Lagoa AzulLagoa Paraíso, caminhada até a Pedra Furada e fechando com chave de ouro com o lindo pôr-do-sol na duna, tradicional programa que todos fazem na cidade.

Pôr-do-sol em Jeri.

Pôr-do-sol em Jeri.

No dia seguinte, nosso guia veio cedo para continuarmos a desbravar as praias: CamocimTatajuba, Ilha do Amor, com direito a passeio para avistar cavalos marinhos e skibunda.

Jangala sozinha no mar do Ceará.

Jangala sozinha no mar do Ceará.

Visual incrível das praias do Ceará.

Visual incrível das praias do Ceará.

Pra encerrar!

Nossa aventura romântica ainda teve direito a um retorno bem diferente, agora não pelas praias, mas com uma paradinha na Comunidade Indígena Tremembé, com um almoço na beira da praia, hummm que saudade… sombra, água de coco, peixe fresco.

Nosso guia Roberto é super especial, somos gratos por todos os momentos de diversão, relaxamento.

E, uma dica, não pense em marcar compromisso com hora muito certinha! Relax e curta a vida! Você está no Ceará!


Dênis é engenheiro cartógrafo e Samira trabalha com mediação de conflitos. Ele entende de mapas, ela é apaixonada por trens. E para eles não há tempo ruim quando o assunto é viajar – o importante é ir e, melhor ainda, seguirem juntos, seja o destino qual for!

Ambos são escritores frequentes do Bilhete Premiado – além, claro, de constantemente trocarem dicas de destinos com a gente!

Clique aqui para reservar o seu hotel em Fortaleza.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: