Dicas de Maceió

Compartilhe!

Maceió é uma das capitais mais gostosas de curtir no Nordeste. Pequena, simpática, agradável, com águas quentinhas e um mar em tons de azul e verde. A cidade volta ao Bilhete Premiado nos relatos da nossa leitora Genny Coimbra, que há mais de 30 anos visita a capital das Alagoas.

De passeios turísticos a food truck e botequins, Genny deixa as melhores dicas sobre o que fazer em Maceió!

________________________________________________________

Falar de Maceió me parece óbvio, afinal faz 30 anos que viajo para essa bela cidade – Uma mistura de sensações e de sentimentos.

A orla da cidade está lindíssima, limpa e muito bem cuidada, organizada como nunca esteve. O atual prefeito está fazendo um belo trabalho. Assim fica mais fácil querer voltar, e de preferencia brevemente…

A praia de Jatiúca. A orla de Maceió nunca esteve tão bem cuidada. (Foto: Genny Coimbra.)

A praia de Jatiúca. A orla de Maceió nunca esteve tão bem cuidada. (Foto: Genny Coimbra.)

De que cor é o mar de Maceió?

Azul, turquesa ou verde? Ou uma mistura das três cores? Não importa, é único, ímpar, sem muitos adjetivos, simplesmente belo! E a água é bem morninha ali em Ponta Verde e Pajuçara. Se gosta de surfar, recomendo a de Jatiúca até Cruz das Almas.

E o povo?

Acho que nasci alagoana, só pode ser! Me sinto em casa, souberam me cativar. Eita povo querido, amigo e cordato. Desde o rapaz que vende cocos na beira mar, jangadeiros (com especial recomendação para o meu amigo Abóbora, já nos conhecemos há pelo menos 15 anos, hoje também faz o meu traslado e outros passeios pelo estado, muito educado e respeitador 82-9967-9341), aos motoristas de táxi (o Daniel é uma dica, bombeiro militar e nas folgas é taxista, 82-9993-9400, se chegar num voo tarde da noite ou de madrugada, minha recomendação  é o Agnaldo 82-8704-6866), garçons e garçonetes, enfim, o povo é especial e o sotaque? Lindo de viver….

Na Feirinha de Pajuçara recomendo a banca da Dalva e a banca do Zé Carlos, amigos há mais de 20 anos (82-3327-9238). Muito bom artesanato, rendas, bordados, jogos à americana e o que mais desejar. Aceitam cartão de crédito!

Um pouco de sombra e água fresca em Maceió e... nada mais! (Foto: Genny Coimbra.)

Um pouco de sombra e água fresca em Maceió e… nada mais! (Foto: Genny Coimbra.)

Gastronomia

Eu que gosto de comer bem, Maceió é a cidade mais fácil para se encontrar bons restaurantes, desde o food truck ao restaurante renomado. Algumas dicas:

  1. Sanduíches muito gostosos na Food Truck Black Beef Burgers comandado pelo chef baiano Deco Sadigursky, a food truck fica na antiga Avenida Amélia Rosa, em Jatiúca, de quarta a domingo, das 18h às 23h.
  2. Divina Gula. O restaurante é muito bom e a decoração é diferenciada e de bom gosto. Recomendo!
  3. Akuaba. Frutos do mar muito bons e frescos, não deixe de ir.
  4. Palato. Dentro do supermercado, diferenciado, com o mesmo nome, existe o restaurante Palato. A fabricação de pães, bolos, sobremesas e sushis são do próprio estabelecimento. No restaurante são servidos café da manhã, omeletes, massas, carnes, peixes, um cardápio normal de restaurante. Vá que vai gostar.
  5. Uma pizza super gostosa na Sabatelli, Rua José Alfredo Marques, 633 – Farol e na Massarella, Rua José Pontes Magalhães, 271 – Jatiúca.
  6. Maria Antonieta. Muito bom, não é barato. Preços de Brasilia do mesmo nível.
  7. Tantã Casa de Lanches. Uma casa colorida, decoração moderna. Você mesmo é o garçom. Peça no balcão e leve para sua mesa. Tem salgadinhos deliciosos e as tortas e bolos de babar por mais, em especial para a torta Suíça. Há uma infinidade delas e para todos os paladares.
  8. Bistrô Fernandes. É uma boa pedida se você for para o centro de Maceió. Comida bacana com preços justos!
  9. Espaço Gourmet Mirante (onde foi realizada a Casa Cor) tem 3 espaços bem legais. O local é lindo e tem uma vista deslumbrante de Maceió e do mar.  Four BistrôSantoOrégano e Nakaffa.
Detalhes do prato servido no Nakaffa. Gastronomia é o forte da Genny. (Foto: Genny Coimbra.)

Detalhes do prato servido no Nakaffa. Gastronomia é o forte da Genny. (Foto: Genny Coimbra.)

Para uma experiência diferente!

Quer passar um dia diferente, vá até Hibiscus em Ipioca (18km de Maceió), fica dentro de um condomínio e tem um bom restaurante. Apesar de ser cobrada uma taxa de day use de R$15,00, o lugar é um paraíso, tem infraestrutura de resort num bar de praia! Ótimo, inclusive, para quem vai com bebês e crianças. Os bangalôs com rede, camas acolchoadas, mesa e espreguiçadeiras. Preço um pouco salgado se comparado a outros pontos de Maceió, mas para quem está acostumado com preços de Brasília, SP, Rio, é normal. Uma caipiroska com Absolut, por exemplo, sai a R$ 19. Mas o local é maravilhoso. Tem piscina, loja de conveniência, atendimento excelente (indico o Ronaldo, super  bem-humorado!). Enfim, parada obrigatória para quem gosta de um pouco mais de conforto/luxo.

Uma dica: para pegar um lugar melhor, chegue cedo!

Boa viagem e aproveitem!

Vista da Praia de Jatiúca desde o Resort Jatiúca. Férias garantidas em Maceió. (Foto: Genny Coimbra.)

Vista da Praia de Jatiúca desde o Resort Jatiúca. Férias garantidas em Maceió. (Foto: Genny Coimbra.)

_______________________________________________________

Portuguesa, Genny nasceu em Moçambique, mas tem laços com Portugal, África do Sul, Estados Unidos e com o Brasil, onde vive desde 1.975. É brasileira de coração e de direito. Nasceu Genny em Moçambique, mas é do mundo. Como ela mesmo diz, ela é afro-luso-brasileira com muito orgulho.

Apaixonada por viagens – vício que veio desde pequena – ela fica sempre atenta à gastronomia do local. Afinal, experimentar novos sabores faz parte de toda e qualquer viagem. Melhor que as memórias fotográficas da viagem é ter também as boas memórias do paladar!

Se quiser mais dicas de Maceió, leia neste outro post.

Clique aqui para reservar o seu hotel em Maceió.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Detalhes do Four Bistrot - Boa cozinha combinada com ótimo ambiente. (Foto: Genny Coimbra.)

Detalhes do Four Bistrot – Boa cozinha combinada com ótimo ambiente. (Foto: Genny Coimbra.)

Um dos pratos do Four Bistrit - a apresentação é um detalhe a parte! Foto: Genny Coimbra.)

Um dos pratos do Four Bistrit – a apresentação é um detalhe a parte! Foto: Genny Coimbra.)

O ambiente do Palato - um centro de compras diferenciado. (Foto: Genny Coimbra.)

O ambiente do Palato – um centro de compras diferenciado. (Foto: Genny Coimbra.)

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: