Japaratinga, a irmã discreta de Maragogi

Compartilhe!

5 praias espalhadas em 15 km de litoral, em um cenário que lembra o sudeste asiático, mas com aquele coqueiral típico do Nordeste. Tirando a distância entre o Brasil e o sudeste asiático, pode confiar no resto. É Japaratinga, na parte norte da Rota Ecológica de Alagoas, coladinha na badalada Maragogi.

A diferença, claro, é que Japaratinga foi poupada dos mega resorts e dos ônibus de turismo que invadiram Maragogi. Isso garantiu um ar pitoresco ao local, aliado a pousadas pequenas, com poucos quartos, mas que esbanjam conforto e simpatia!

O pôr do sol nas calmas areias de Japaratinga.

O pôr do sol nas calmas areias de Japaratinga.

O destino, certamente, tem no seu DNA uma parte das piscinas de Maragogi com a tranquilidade de São Miguel dos Milagres. Vamos tentar explicar praia a praia um pouquinho mais desse lugar chamado Japaratinga.

Praias de Japaratinga!

Vamos dar uma geral pelas 5 praias de Japaratinga. Cada uma tem uma peculiaridade distinta. Começando pela Praia do Pontal, a mais próxima da balsa que atravessa o Rio Manguaba, faz divisão com o município de Porto de Pedras e dá acesso à parte sul da Rota Ecológica.

Seguindo, passaremos pelas praias do Boqueirão, de Barreiras do Boqueirão (sim, são duas!), Bitingui e, finalmente, a Praia de Japaratinga, que tem a vila ao seu redor e faz limite com a célebre Maragogi.

Praia do Pontal

A praia mais ao sul de Japaratinga e talvez a menos turística de todas. Na ponta sul há o encontro do rio Manguaba com o mar e o local de acesso à balsa. É um local bacana para ver o pôr-do-sol, porque a vista fica livre para a parte sudeste, a rota que o sol faz antes de se por.

O Rio Manguaba e a travessia de balsa, que liga Japaratinga à Porto de Pedras.

O Rio Manguaba e a travessia de balsa, que liga Japaratinga à Porto de Pedras.

Praia do Boqueirão e Praia de Barreiras do Boqueirão

As praias são contíguas – não sei nem o porquê de terem separado em duas… Mas, vá lá! Mais ao sul está a Praia do Boqueirão, bastante deserta e com um extenso coqueiral. A divisão é próxima ao Mirante da Bica, uma elevação que oferece uma vista sensacional da praia.

A partir daquele ponto, é Barreiras do Boqueirão, também conhecida como Praia da Bica, por causa de uma fonte de água mineral encanada. Ali há uma boa concentração de restaurantes e pousadinhas. Fora da onda gourmet de São Miguel dos Milagres, mas nem por isso perdem em sabor. O mais famoso é o Companhia da Lagosta.

Praia do Bitingui

Na praia de Bintingui a estrada segue rente ao mar, por isso essa parte ficou protegida de grandes empreendimentos, concentrando casas de veraneio.

O destaque fica para a Estalagem Caiuia – o restaurante que a pousada oferece leva a assinatura do Divina Gula, o mais famoso de Maceió (os donos são sócios da Estalagem Caiuia). Ah, essa é a pousada mais pé na areia de toda a Rota Ecológica.

A incrível cena da maré baixa na Praia do Bitingui. No auge da lua cheia ou da lua nova!

A incrível cena da maré baixa na Praia do Bitingui. No auge da lua cheia ou da lua nova!

Praia de Japaratinga

É a praia da Vila de Japaratinga, onde há muitas construções, como casas, restaurantes e pousadas. Ali perto também fica o mercado público (ótimo para comprar peixe fresco) e a Igreja Matriz da cidade, construída durante a ocupação holandesa há mais de 300 anos.

O que dá o tom à praia são as jangadas dos pescadores ancoradas ali na frente, uma reunião de cores flutuando no mar ou mesmo descansando na areia, durante a maré seca.

Além disso, ali está o Mama Pereira, um restaurante pé na areia com preços jutos e ótima comida alagoana. Ele também é base para vários passeios até as piscinas naturais de Japaratinga, os Picões (as galés de Japaratinga).

A Praia da Vila de Japaratinga e as barraquinhas do Mama Pereira - o restaurante mais famoso da cidade.

A Praia da Vila de Japaratinga e as barraquinhas do Mama Pereira – o restaurante mais famoso da cidade.

Como chegar a Japaratinga!

Temos um post explicando de uma forma geral a Rota Ecológica e lá ensinamos como chegar até Japaratinga, desde Maceió e desde Recife. Clique aqui e confira!

Passeios em Japaratinga!

A cidade é tranquila – e o grande lance é descansar. Mas para os mais agitados, há coisa a se fazer e tempo pra curtir, embora o melhor programa seja mesmo desacelerar da rotina. Aos passeios, lá vamos nós!

Piscinas naturais

O passeio número 1 é a visita às piscinas naturais. Se em Maragogi elas são conhecidas como Galés, em Japaratinga elas são chamadas de Picão. Os picões não são tão grandes como as galés, mas tem um lado bom, claro! Também não são lotadas de turistas – e isso faz a diferença! Fora isso, a diferença é só o nome – a beleza é semelhante!

Turista tira foto dos peixes em baixo da água nas piscinas naturais de Japaratinga.

Turista tira foto dos peixes em baixo da água nas piscinas naturais de Japaratinga.

Caminhar e conhecer as praias

Programa certeiro e sem necessidade de agendar antes. Conhecer as praias é de graça e proporciona uma boa visão de toda Japaratinga. Recomendações – 1. Hidrate-se bastante; 2. Proteja-se do sol; 3. Alimente-se bem. E evite a maré alta das luas cheia e nova – muitos trechos da praia ficam intransitáveis.

Visitar o Projeto Peixe-Boi

Em Porto de Pedras, o município após a balsa, está o Projeto Peixe-Boi. É possível reservar na pousada e marcar um transfer (pago à parte) para levá-los até o local do embarque. Pra quem alugou carro, recomendo agendar na sede da associação um dia antes do programa, para garantir o passeio.

Conhecer Maragogi e São Miguel dos Milagres

Para o norte, Maragogi e suas galés. Para o sul, São Miguel dos Milagres e a parte sul da Rota Ecológica. De carro é fácil e prático chegar a qualquer desses destinos, mas uma opção para quem não alugou carro é pagar um passeio de buggy. Fique atento somente na hora de contratar com o bugueiro – não aceite passeios pela areia, porque é proibido. Somente contrate bugueiros que não andem pela areia.

Jangadas desenham o cenário típico da Rota Ecológica.

Jangadas desenham o cenário típico da Rota Ecológica.

Onde ficar em Japaratinga

Existem pousadas para todos os gostos – e bolsos! Pousada pé na areia, tem! Com vista do alto, tem! No meio da vila, tem! E com um clima mais hype, tem também! Deixarei 4 opções aqui no blog, para perfis distintos, mas lembrando que nunca é demais procurar por outras. Precisando de uma ajuda, só se guiar pelos links abaixo:

Clique aqui para reservar o seu hotel em Japaratinga.

Sugestões do Bilhete Premiado para ficar em Japaratinga.

  1. Estalagem Caiuia. Mais pé na areia, impossível!
  2. Pousada do Alto. Com piscina e uma vista incrível!
  3. Pousada Humaitá. Estilo discreto e perto da praia.
  4. Pousada Venezia Tropicale. No coração da Vila de Japaratinga.

Clique aqui para ler dicas gerais sobre a Rota Ecológica de Alagoas e São Miguel dos Milagres.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

A pra da vila de Japaratinga entre coqueiros e jangadas.

A pra da vila de Japaratinga entre coqueiros e jangadas.

Um cachorro aproveita a maré baixa e a formação de um enorme banco de areia para passear pela Praia do Bitingui, em Japaratinga.

Um cachorro aproveita a maré baixa e a formação de um enorme banco de areia para passear pela Praia do Bitingui, em Japaratinga.

Peixinhos dão o tom de baixo d'água nas piscinas naturais de Japaratinga - passeio imperdível!

Peixinhos dão o tom de baixo d’água nas piscinas naturais de Japaratinga – passeio imperdível!

O mar secou! Durante a maré baixa o mar muda completamente na Rota Ecológica de Alagoas.

O mar secou! Durante a maré baixa o mar muda completamente na Rota Ecológica de Alagoas.

Crianças jogam futebol na areia da Praia de Barreiras do Boqueirão.

Crianças jogam futebol na areia da Praia de Barreiras do Boqueirão.

Espetáculo da natureza em Japaratinga.

Espetáculo da natureza em Japaratinga.

O pôr do sol em preto e branco na Praia do Boqueirão.

O pôr do sol em preto e branco na Praia do Boqueirão.

One Response

  1. Ge Coimbra
    Ge Coimbra 30/03/2015 at 1:54 pm |

    Para mim, o estado mais lindo do nordeste do Brasil.

Comments are closed.

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: