Laguna Bacalar, a Lagoa das 7 Cores!

Compartilhe!

Bacalar é um pequeno vilarejo do sudeste do México, bem ali na pontinha sul da Riviera Maya, próximo à fronteira com o Belize e com a Guatemala (é o único município mexicano que faz fronteira com os dois países). Esse pequeno vilarejo pega seu nome emprestado da Laguna Bacalar, uma imponente lagoa de 60 km de extensão e com uma das águas mais transparentes do mundo.

A Lagoa Bacalar está ligeiramente para o interior, mas ainda assim próxima ao mar do Caribe. Na prática ela passa pelo meio da floresta maya e tem um impacto visual incrível.

A Laguna Bacalar e um convite para o dolce far niente.

A Laguna Bacalar e um convite para o dolce far niente.

Ela é a surpresa de quem visita a região, especialmente para os brasileiros, que estão pouco habituados a explorar a Riviera Maya além de Playa del Carmén e Tulum.

O nome tem origem maya, vem de Siyan Ka’an Bakhalal, que significa algo como o nascimento do sol entre o canavial. A parte do canavial pode tirar toda a poesia do local, mas o nascimento do sol faz, sim, todo o sentido! É que a água de Bacalar é mesmo muito transparente.

A Lagoa das 7 Cores

Conhecida como a Lagoa das 7 Cores, Bacalar tem, sim, 7 tons de azul – e alguns tons de verde!

A água é verdadeiramente transparente e o cenário às margens da lagoa podem fazer parecer que é em algum canto das Maldivas ou de Bora Bora (com uma margem ao fundo, claro). A diferença fica por conta da vegetação ao redor da água, um diferencial na região. Veja só as fotos!

Bacalar, a Lagoa das 7 Cores! Entre tons de azul e de verde!

Bacalar, a Lagoa das 7 Cores! Entre tons de azul e de verde!

O que fazer em Bacalar?

Ah, o que qualquer um em busca do paraíso quer fazer… descansar e curtir o paraíso! A melhor coisa de lá é não ter nada pra fazer a não ser curtir o seu hotel na beira da Lagoa das 7 Cores. Mas se você é do tipo que não gosta de ficar parado e quer colocar um pouco de aventura durante a sua visita a Bacalar, temos algumas sugestões de passeios! Anote aí a lista de sugestões!

  1. Cenote Azul – É diferente dos outros cenotes que você verá na Riviera Maya. Na verdade é um grande poço na superfície, com um tom de azul escuro incrível (e 90 metros de profundidade). Precisa pagar pra usar a estrutura (10 pesos), tem banheiro, restaurante e, claro, todo o cenote à disposição;
  2. Estromatólitos – Pode parecer a coisa mais sem graça pra você ver durante as férias – e é! Mas vale a lição de geografia! É uma espécie de coral na água doce, uma das estruturas geológicas mais antigas do planeta e das primeiras a liberarem oxigênio no ar. Só existem em poucos lugares – e um deles é em Bacalar! São 15 pesos pra vê-los e a visita não demora mais de 10 minutos!
  3. Fuerte de San Felipe – As águas do Belize (logo ali na fronteira) eram um convite aos piratas ingleses, que dominavam a navegação em águas rasas (os espanhóis não tinham essa técnica). E é por conta de piratas ingleses que existe um forte na Lagoa Bacalar (existe uma conexão estreita com o mar)! É uma construção tipicamente espanhola da época dos descobrimentos – vale a pena para descobrir um pouco da colonização da América Central e porque há tantos negros no Belize e quase nenhum no México, além de entender um pouco mais da Guerra de Castas.
  4. Sítios Arqueológicos Mayas – Nem só Chicén-Itzá e Tulum representam o povo Maya. Toda a península está recheada de diversos sítios arqueológicos com ruínas Mayas esperando para serem exploradas – e as de Bacalar são mais bem preservadas justamente porque estão fora do turismo predatório que existe em Chichén-Itzá e em Tulum. Os sítios arqueológico mais próximos da Lagoa Bacalar são o Chacchoben (40km) e o Kohunlich (70km), mas há outras opções interessantes um pouco mais distantes. É importante ler sobre esses locais na hora de decidir fazer um tour. Pra quem vai a Caracol (no Belize) e a Tikal (na Guatemala), talvez seja mais do mesmo. Esses sítios são interessantes pra quem não planejou visita às principais cidades Mayas.
O incrível Cenote Azul de Bacalar - um azul escuro que transfere suas águas para a Lagoa Bacalar.

O incrível Cenote Azul de Bacalar – um azul escuro que transfere suas águas para a Lagoa Bacalar.

Onde ficar?

O melhor lugar, claro, é à beira d’água em um hotel com estrutura e acesso direito à Laguna Bacalar. Recomendo o Hotel Rancho Encantado, aos pés da lagoa e com uma estrutura bacana. O café da manhã está incluído e o restaurante é bastante justo. Mas existem outras opções, tanto na vila de Bacalar quanto às margens da lagoa.

Para quem está com orçamento mais apertado, tem o Cabañas Hostal & Camping Magic Bacalar, no melhor esquema quartos coletivos, mas com acesso direito à Bacalar, claro, requisito indispensável pra quem planeja conhecer a Lagoa das 7 Cores.

O píer do Hotel Rancho Encantado, uma excelente opção para se hospedar às margens da Lagoa Bacalar.

O píer do Hotel Rancho Encantado, uma excelente opção para se hospedar às margens da Lagoa Bacalar.

Em hotel com estrutura ou em camping, o melhor a fazer é escolher uma hospedagem à beira d'água!

Em hotel com estrutura ou em camping, o melhor a fazer é escolher uma hospedagem à beira d’água!

Quanto tempo?

Questão muito pessoal! Pra quem quer relaxar, talvez 2 dias não sejam suficientes. De verdade, é um dos lugares mais incríveis que eu já vi! E a atmosfera é espetacular! Dá vontade de nunca sair de lá! Para os mais inquietos, talvez 1 diária apenas já supra a necessidade de conhecer esse pequeno paraíso. No meu caso, acredito que 3 diárias seriam suficientes pra contemplar o local, conhecer o cenote azul, fazer alguma atividade na lagoa e, talvez, visitar uma das ruínas Mayas próximas dali – tudo com muita calma e sem nenhuma pressa, é claro!

Pra calcular quanto tempo ficar, é preciso saber que, além do grande balneário oferecido pela lagoa, não tem mais muito o que fazer por ali – mas essa é uma das principais razões das pessoas gostarem tanto de Bacalar!

O incrível azul claro de Bacalar.

O incrível azul claro de Bacalar.

Finalizando o post, vou deixar umas fotos de lá e espero que vocês se encantem com o destino – é daqueles locais que realmente surpreendem!

Clique aqui para reservar o seu hotel em Bacalar.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Um balanço sobre as águas claras da Lagoa Bacalar.

Um balanço sobre as águas claras da Lagoa Bacalar.

O sol sobre a Lagoa Bacalar.

O sol sobre a Lagoa Bacalar.

Os 7 tons de azul da Laguna Bacalar.

Os 7 tons de azul da Laguna Bacalar.

Do claro ao escuro, os 7 tons de azul reinam sobre a Lagoa Bacalar.

Do claro ao escuro, os 7 tons de azul reinam sobre a Lagoa Bacalar.

Bacalar, la laguna de los 7 colores.

Bacalar, la laguna de los 7 colores.

18 Responses

  1. Anonymous
    Anonymous 14/10/2015 at 12:36 pm |

    Que lindooo!! Como são os preços?

  2. carolbsb
    carolbsb 14/10/2015 at 3:11 pm |

    Que lugar lindooo!!! Nunca tinha ouvido falar e já morro de vontade de ir! 😀

  3. Jaqueline Zorzi Lopes
    Jaqueline Zorzi Lopes 25/03/2016 at 4:44 pm |

    Olá, estou planejando voltar a Cancun no próximo ano e ficar em Playa del Carmem, porem gostaria de ir a BACALAR (ficar 2 dias),alguém ja foi?
    Tem alguma recomendação de lá? Como ir, onde ficar,tem hosteis bons?Quais passeios e valores….Obrigada

  4. Joana
    Joana 10/08/2016 at 4:25 pm |

    Qual a distância de Playa del Carmen até lá? Da pra só passar o dia?

  5. passagens aéreas 2017
    passagens aéreas 2017 21/11/2016 at 10:43 am |

    Ta aí um lugar que eu gostaria muito de conhecer! Já viajei para Cancún, mas, tem tanta coisa bonita para se ver por lá, que 10 dias é pouco! Fui para Playa del Carmen, Isla Mujeres, Cozumel, Chichen Itza, mergulhei em dois centos… E só agora fico sabendo de mais esta beleza! Preciso voltar…

  6. Marisa Saraiva
    Marisa Saraiva 08/02/2017 at 2:08 pm |

    Boa tarde Bernardo!
    Eu gostaria muito de conhecer Bacalar, mas nunca fui para Cancun, você acha que compensa deixar algumas atrações de Cancun de lado para ir até Bacalar?
    O meu roteiro atual é assim
    San Andres 5 dias
    Playa Del Carmen com Cozumel 2 dias
    Tulum 5 dias
    Cancun 5 dias

    Vou sozinha e sou mochileira, alugar um carro para mim não compensa, a não ser que eu encontre pessoas que queiram ir comigo do Hostel mesmo de Tulum, e aí eu não sei onde cortar os dias para encaixar 2 dias de Bacalar.
    Tiro 1 dia de San Andres ( preciso ver se compensa em relação ao custo da passagem de avião)
    Ou tiro 1 dia de Cancun e 1 dia de Tulum?
    A maior parte dos passeios vou fazer a partir de Tulum, pela localização e por preferir ficar um pouco longe de Cancun. Ou eu tiro logo 2 dias de Cancun? Porque não sou do agito.

  7. Ana Cláudia de Castro
    Ana Cláudia de Castro 19/06/2017 at 12:45 am |

    Amei suas dicas. Estava na dúvida pra onde ir na lua de mel, não queria ir pro Caribe por já conhecer cancun. Mas você me deu essa luz, e fiquei feliz agora. Vou montar meus tour haha obrigada!

  8. monica figueira
    monica figueira 25/06/2017 at 3:38 pm |

    Bernardo, esse lugar eh incrivel!

    eu tava finalizando meu roteiro pro mexico, viajo na madrigada do dia 1/7, como to indo do canada num voo direto, chego na cidade do mexico dia 1 mesmo umas 11 da manha. passo 3 dias la e no quarto dia de manha cedo viajo pra cancun, vou alugar um carro, ir pra playa, ficar uns dias la pra conhecer chichen, tulum, akumal, vallaloid etc, depois pego um onibus noturno de tulum pra belize city e de la um taxi boat pra caye caulker, eu vi q caye tem barca direto pra chetumal, q eh mt perto de bacalar, pensei em ou alugar carro ou pegar um onibus pra laguna, e ficar pelo menos um dia e uma noite antes de ainda nao sei como subir pra cancun, q de la eu vou pra isla mujeres por auns dias e de la volto pra cancun pra ir embora (durmo uma noite la antes)
    voce acha q vale a pena? sabe de onibus de bacalar pra cancun? melhor alugar carro so pra fazer o trajeto? facil alugar carro de la pra cancun?

    obrigada!!

Comments are closed.

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: