Praia do Forte

Compartilhe!

Sabe aquele lugar que encanta pela simplicidade? Assim é a Praia do Forte, pequeno vilarejo do litoral norte da Bahia. Famosa por piscinas naturais formadas pelo vai e vem das marés e também pelo Projeto Tamar, voltado para a preservação das tartarugas marinhas, a Praia do Forte é um destino perfeito para quem quer conhecer o litoral da Bahia.

A sede do Projeto Tamar, na Praia do Forte.

A sede do Projeto Tamar, na Praia do Forte. (Foto: Rodrigo Giudice.)

As praias de água quente, o mar calmo, as areias brancas e os quase que infinitos coqueiros fazem da vila um atrativo sem igual no Brasil. A vida anda sem pressa por ali.

E a melhor forma de aproveitar a vida sem pressa, claro, é deixar o relógio andar enquanto se aproveita as calmas praias da Praia do Forte. Quer saber o que cada uma delas tem de melhor? Então vem com a gente!

A Avenida do Sol, a principal da Praia do Forte. (Foto: Rodrigo Giudice.)

A Avenida do Sol, a principal da Praia do Forte. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Praia do Porto

A Praia do Porto é a principal da vila. Ele fica no final da Avenida do Sol, em frente à Igreja de São Francisco de Assis e pertinho do Projeto Tamar. Como a Praia do Porto não tem as barreiras naturais de arrecifes, ela é ponto de atracamento de barcos e tem o maior movimento da vila – ideal para provar as típicas comidas baianas e também para quem quer um mar menos raso.

O banco de areia também oferece um espaço plano para os viajantes – é possível montar barraca e jogar futevôlei. Além disso, para quem se arriscar a fazer SUP (Stand-Up Paddle) no mar, é uma boa oportunidade. É dessa praia que saem os passeios de barco.

A Praia do Porto - passeios de barco e aulas de SUP. (Foto: Rodrigo Giudice.)

A Praia do Porto – passeios de barco e aulas de SUP. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Praia do Lord

A Praia do Lord é a praia do meio, entre a Praia do Porto e a Praia do Papa Gente. Como existe um grande arrecife, a praia transforma-se em uma verdadeira piscina de água quente, bem rasa, que serve de local para aproveitar um bom drink e uma comidinha de praia enquanto se está dentro do mar – é como estar em um bar molhado, mas com a água salgada!

A Praia do Lord e as piscinas naturais - bar molhado de água salgada!

A Praia do Lord e as piscinas naturais – bar molhado de água salgada!

Praia do Papa Gente

Já a Praia do Papa Gente é diferente das demais – embora seja outra piscina natural protegida pelos arrecifes, ela não é muito rasa, o que permite um mergulho com snorkel para observar a vida marinha. É possível ver diversos peixinhos coloridos, algas e outros bichos do mar.

E nas areias tem espaço para descansar na sombra de um coqueiro ou pegar um pouquinho de sol. Tem comida baiana e comida praiana também, como queijo coalho e água de coco!

Hora do descanso - a melhor praia para descansar é a Praia do Papa Gente.

Hora do descanso – a melhor praia para descansar é a Praia do Papa Gente.

Mais da Praia do Forte

A Praia do Forte foi formada por pescados e nativos, como os artesãos que viviam na região – com o tempo, muitos forasteiros chegaram e hoje existem diversos restaurantes e pousadas graças também a eles. O comércio se desenvolveu em torno da Avenida do Sol, a principal da vila, onde estão a maior opção de bares e restaurantes, bem como as lojinhas que dão um charme ao local.

Uma vez ali, não deixe de aproveitar os frutos do mar, especialmente os caranguejos e o bolinho de peixe – típicos da Praia do Forte, fazem sucesso com todos que passam por ali.

A Igreja de São Francisco de Assis, em frente à Praia do Porto - símbolo da vila. (Foto: Rodrigo Giudice.)

A Igreja de São Francisco de Assis, em frente à Praia do Porto – símbolo da vila. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Como chegar

Pode até parecer complicado, mas é bem simples chegar até a Praia do Forte. A vila localiza-se no município de Mata de São João, a uns 50km de Salvador. Alugando um carro no aeroporto de Salvador, o acesso é fácil e a estrada é reta e duplicada, com bom asfalto. É só pegar a BA-099, conhecida como Estrada do Coco – existem diversas placas indicando o acesso.

Mas para quem não quer alugar carro, a maioria das pousadas oferece um transfer aeroporto/Praia do Forte/aeroporto. Consulte os operadores. O preço gira em torno de R$ 200,00 por passageiro e pode ser agendado por diversas pousadas da vila.

Clique aqui para reservar seu hotel na Praia do Forte.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Com a colaboração do leitor Rodrigo Giudice.

IMG_2218

Detalhe das piscinas da Praia do Lord. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Detalhe das piscinas da Praia do Lord. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Detalhe da Lagoa Timeantube, que corre direto para o mar - um dos cartões postais da Praia do Forte. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Detalhe da Lagoa Timeantube, que corre direto para o mar – um dos cartões postais da Praia do Forte. (Foto: Rodrigo Giudice.)

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: