Projeto Tamar

Compartilhe!

Visita obrigatória para quem vai até a Praia do Forte, na Bahia, o Projeto Tamar encanta não só a crianças, mas também a adultos. No finalzinho da vila, entre as principais praias, o reduto de preservação ocupa uma área de 10.000 m2, tendo o Farol Garcia D’Ávila no meio da propriedade.

O Projeto Tamar foi criado em 1980 para proteger da extinção as 5 espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil (no mundo há um total de 7 espécies). Chegou à Praia do Forte em 1981, em uma época que não existia luz elétrica e o acesso era feito por balsa. Já em 1982 foi criado o espaço atual, aberto para visitas – mas o objetivo principal, claro, era a preservação das tartarugas marinhas.

Uma tartaruga adulta no tanque de observação.

Uma tartaruga adulta no tanque de observação.

De desconhecido o Projeto Tamar tomou uma dimensão ampla e hoje qualquer brasileiro já ouviu falar dele – a sede do Projeto na Praia do Forte recebe não só turistas, mas também estudantes e pesquisadores interessados nas tartarugas marinhas.

Ali é possível ver quatro das cinco espécies brasileiras, desde filhotes até a fase adulta. O visitante pode também acompanhar a eclosão dos ovos das tartarugas, em horários e dias especificados pelo Projeto, porque todo o processo é monitorado pelo Tamar.

Hora do almoço. Os preservadores jogam os pedaços de comida no tanque e as tartarugas já estão acostumadas com o horário.

Hora do almoço. Os preservadores jogam os pedaços de comida no tanque e as tartarugas já estão acostumadas com o horário.

Além de tartarugas, há tanques com arraias, tubarões, peixes e outros animais do mar, que também fazem parte do Projeto – uma ampliação para a proteção e preservação de outras espécies além das tartarugas marinhas.

O visitante aprende também sobre o ciclo de vida dos animais e os cuidados para evitar a caça predatória. Não perca a hora de alimentação das tartarugas e dos tubarões.

Projeto Tamar – Tartarugas Marinhas
Av. Farol Garcia D’Ávila, s/n
Aberto todos os dias
das 9:00 às 17:30 horas.
No verão, das 08:30 às 18:00 horas.
E-mail: centrodevisitantes@tamar.org.br
Ingresso – R$ 16,00

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Tartarugas conversam na entrada do Projeto Tamar - origem na Praia do Forte.

Tartarugas conversam na entrada do Projeto Tamar – origem na Praia do Forte.

IMG_2230 IMG_2222 IMG_2220 IMG_2233

 

A entrada do Projeto Tamar. (Foto: Rodrigo Giudice.)

A entrada do Projeto Tamar. (Foto: Rodrigo Giudice.)

 

One Response

  1. Praia do Forte
    Praia do Forte 16/01/2014 at 9:37 am |

    […] norte da Bahia. Famosa por piscinas naturais formadas pelo vai e vem das marés e também pelo Projeto Tamar, voltado para a preservação das tartarugas marinhas, a Praia do Forte é um destino perfeito para […]

Comments are closed.

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: