Tirolesa de Machu Picchu

Compartilhe!

Muito se fala das tirolesas no caminho de Machu Picchu, mas pouca gente sabe explicar exatamente onde elas ficam. É que no meio do caminho da Trilha Salkantay existe a Cola de Mono – algo como o rabo do macaco!

A tirolesa mais alta da América Latina, na Cola de Mono, perto de Machu Picchu. (Foto: Carla Vieira.)

A tirolesa mais alta da América Latina, na Cola de Mono, perto de Machu Picchu. (Foto: Carla Vieira.)

A estância da tirolesa está a 2km do povoado de Santa Teresa, onde está instalada uma usina hidrelétrica. Santa Teresa, por sua vez, está a só 15km de distância de Machu Picchu e costuma ser usada como base do terceiro acampamento para quem percorre o trajeto andando.

Para quem já está na Trilha Inca, parte da travessia é feita por uma tirolesa como alternativa para chegar à Machu Picchu. Para aventureiros da Salkantay a tirolesa é opcional e deve ser paga a parte – os mais corajosos costumam gostar da proposta. O Bilhete Premiado foi lá conferir! Saiba como são as tirolesas da Cola de Mono.

O Circuito

Primeiramente, saiba que todo o circuito dura cerca de 2h. Ao total são 6 tirolesas, conectadas em 3 montanhas distintas. A primeira é a mais alta da América Latina, 150 metros acima do solo. Para chegar até lá é necessário uma pequena caminhada montanha acima. É um pouco puxado, porque a subida é ingrime, mas em 20 minutos já se está no topo. Chegando lá, o resto é só alegria!

Alta Velocidade

A partir da terceira tirolesa os cabos ficam suspensos sobre o Rio Sacsara e é possível ver tudo lá do alto. A vista realmente impressiona, principalmente combinada com a sensação de alta velocidade. E justamente em um dos cabos sobre o rio a tirolesa atinge a impressionante velocidade de 60km/h! Veja só a filmagem a seguir!

Super Man

Melhor do que tudo isso é poder admirar a paisagem deitado – é que eles permitem uma descida estilo Super Man, com um guia coordenando a freada ao final do cabo, já que o viajante vai no melhor estilo homem-pássaro com as mãos livres. Já pensou na proposta? Veja no vídeo abaixo como é!

Para Terminar

Fique com algumas fotos e vídeos da tirolesa e, se estiver indo de carro até Machu Picchu ou percorrendo a Salkantay, considere a proposta de fazer o circuito das tirolesas. Além da vista das montanhas, vale também pela diversão! Só não esqueça a máquina e o protetor solar!

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

Este post contou com a colaboração da leitora e fotógrafa Carla Vieira.

Operação descida - duas tirolesas em pleno funcionamento. (Foto: Carla Vieira.)

Operação descida – duas tirolesas em pleno funcionamento. (Foto: Carla Vieira.)

Tirolesa 5

Veja como é a altura da tirolesa. (Foto: Carla Vieira.)

Tirolesa 2

Descida da tirolesa mais alta da América Latina. (Foto: Carla Vieira.)

Tirolesa 4

Descida sobre o rio Sacsara, no Peru. (Foto: Carla Vieira.)

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: