Turismo em Dominica, a Ilha Natureza do Caribe!

Compartilhe!

Dominica é a não-caribenha das ilhas caribenhas. Quase não tem praias e, bem, as que existem ou tem pedras ou tem areia preta… inimaginável pra uma ilha do Caribe, Dominica é formada quase que integralmente por uma floresta tropical que clama por exploradores! Aí você pergunta: Tem turismo em Dominica?

Dominica ainda está protegida do turismo de massas – com poucas praias, infraestrutura hoteleira precária e sem voos internacionais direto dos grandes países. No máximo, um cruzeiro para ali eventualmente. O país é feito para aventureiros!

A bandeira de Dominica, estendida sobre o ferry boat. Já que não tem avião, vamos pelo mar!

A bandeira de Dominica, estendida sobre o ferry boat.
Já que não tem avião, vamos pelo mar!

Aqui no Bilhete Premiado, as informações sobre Dominica estão divididas em 3 posts. Este post contém informações sobre os principais passeios e conta um pouco sobre gastronomia local.

Outro post explica bastante coisa sobre o país, principalmente para o turista que não tem ideia do que vai encontrar – recomendo a leitura – você pode conferir clicando aqui! Por fim, o terceiro post é exclusivo sobre o Boiling Lake.

Por aqui, fique com os melhores passeios de Dominica e possivelmente as razões que te levaram a escolher a ilha como destino turístico!

Boiling Lake

Experiência incrível e imperdível – ir a Dominica e não conhecer o Boiling Lake é igual ir ao McDonald’s e pedir salada!

Pra uma leitura completa e detalhada do Boiling Lake, veja o post do Bilhete Premiado exclusivo sobre a fumarola alagada de Dominica – o ponto turístico mais famoso da ilha! É só clicar neste link!

O Boiling Lake e a eterna ebulição da água - o ponto mais famoso da ilha de Dominica.

O Boiling Lake e a eterna ebulição da água – o ponto mais famoso da ilha de Dominica.

Wotten Waven

Possivelmente o lugar mais divertido de Dominica! É uma região cheia de propriedades com águas termais, uma espécie de SPA termal pra você passar o dia SPArramado e esquecer que existem problemas!

Pense em Wotten Waven como um lugar que reúne diversas casas de águas termais. Você escolhe uma, paga o preço da entrada e, pronto, seus problemas acabaram! Terá um dia com piscina de água quente, água morna e água congelante! Tudo isso no meio da floresta de Dominica!

São vários lugares a escolher. Em geral, todas as propriedades cobram o mesmo valor – em julho de 2016, USD 10,00 por pessoa.

A piscina de águas termais de uma SPA de Wotten Waven - no meio da floresta de Dominica!

A piscina de águas termais de uma SPA de Wotten Waven – no meio da floresta de Dominica!

Visitei o Ti Kwen Glo Cho por indicação da pousada que fiquei. Curti e recomendo! Infelizmente não tive tempo de repetir o programa e iria em outro pra conhecer, mas gostei muito do Ti Kwen Glo Cho. O lugar é incrível. Tem 2 grandes piscinas de águas termais, uma pequena de lama, uma gelada e 4 banheiras de água termal corrente. O local também conta com duchas de água fria do rio que corta a propriedade. Na dúvida, já fica a indicação!

A experiência é sensacional e a visita é obrigatória! Super relaxante! Apenas certifique-se de que não há nenhum ônibus ou van na porta da propriedade que escolher. Quanto menos pessoas, e mais silêncio, melhor.

As casas do Wotten Waven abrem às 10h da matina e só fecham às 22h, sendo um programa perfeito pra passar a noite também!

Uma tarde SPArramado na banheira de águas termais! Wotten Waven é um dos programas mais legais do Caribe!

Uma tarde SPArramado na banheira de águas termais! Wotten Waven é um dos programas mais legais do Caribe!

Champagne Reef

Prepare o seu snorkel (ou alugue um!) e a GoPro – você vai precisar!

Outro programa único de Dominica é o Champagne Reef, uma formação coralínea no fundo do mar onde o snorkel é essencial pra ver as bolhas que saem do fundo do mar e dão a sensação de estar nadando em uma garrafa de champagne! Com a diferença que a garrafa, no caso, é o mar!

Não espere nada da praia. Ela é cheia de pedras e o lugar das bolinhas é ao final da praia, longe do estacionamento e da lanchonete que existe na entrada do Champagne Reef. Aliás, falando na praia, dói o pé e é escorregadio ao entrar na água, então tome cuidado!

Felizmente, não há necessidade de nadar pra longe – as bolhas são vistas do raso, assim que entrar na água. E ainda é possível ouvir o barulho! É simplesmente demais!

Mergulho com cilindro

Ok. Tem muitos pontos, é verdade! O grande destaque fica na região de Scotts Head, bem no sudoeste da ilha. Aos mergulhadores profissionais, uma pesquisa ajuda a decidir qual o melhor dive site pra escolher (ou melhores!). É grande a chance de encontrar corais parecidos com o Champagne Reef e se sentir nadando em uma bela taça de espumante!

Bolinhas de Champagne ou de enxofre? Não importa! O programa é único no mundo!

Bolinhas de Champagne ou de enxofre?
Não importa! O programa é único no mundo!

Trafalgar Falls

As Trafalgar Falls são duas cachoeiras imensas que ficam uma ao lado da outra, ganhando o apelido de cachoeiras gêmeas. Apesar de próximas, as águas tem origens distintas. A da esquerda, a maior delas, vem de Titou Gorge, da mesma água que está no começo da trilha para o Boiling Lake.

Já a segunda cachoeira vem do Rio de Trois Piton, na região do Boiling Lake. Espere cachoeiras parecidas com as do Brasil. A diferença está na proximidade entre elas e no cenário bonito! Ah, a água vem congelante!

A trilha é pavimentada, com degraus e não demora nem 5 minutos! Como fica no caminho do Boiling Lake, é uma boa pra fazer uma parada no retorno.

Carib Territory

Mais um programa original e único de Dominica! Pra quem estudou a história do Caribe, descobriu que a população local, conhecida como Arawaks, entrou em guerra com uma população de invasores, indígenas que migraram do norte da Venezuela para as ilhas do sudeste do Caribe. Esses indígenas eram conhecidos como Caribs e dominaram as mais diversas ilhas da região, acabando com a população dos Arawaks.

Anos depois, perto de 1.500, os europeus chegaram e… bom… dizimaram os Caribs…

Curiosamente, a densa floresta de Dominica foi o que ajudou a população local a se refugiar e se proteger dos europeus. Atualmente, a ilha é a única do Caribe que conta com população indígena local, os últimos sobreviventes da colonização (ou invasão) europeia…

A tribo tem referências e semelhanças as nossas tribos brasileiras. Afinal, saíram todos da floresta Amazônica e possivelmente tinham ancestrais e culturas comuns.

Hoje são conhecidos como Kalinago. Levam uma vida simples e longe da tecnologia. Mas são organizados e tem site próprio, com explicações sobre a tribo e as visitas ao local. Fica a 1h30 de Roseau e a 1h15 de Portsmouth. Dá pra combinar com uma visita ao Emerald Lake, no caminho entre Roseau.

O pôr-do-sol no Sibouli Valley, em Dominica, a Ilha Natureza do Caribe.

O pôr-do-sol no Sibouli Valley, em Dominica, a Ilha Natureza do Caribe.

Emerald Lake

É bonito, é no meio da floresta tropical de Dominica e, quando o sol bate, a água parece translúcida!

Além de tudo isso, forma uma piscina deliciosa em águas calmas pra nadar e se refrescar! O Emerald Lake tem a cor de uma esmeralda e a visita, embora não obrigatória, é bastante agradável.

A água é gelada, mas o banho é delicioso.

O poço esmeralda da Emerald Pool - uma caminhada tranquila e um banho de água fria!

O poço esmeralda da Emerald Pool – uma caminhada tranquila e um banho de água fria!

Waitukubuli National Trail

Apenas para os fortes, a trilha percorre a ilha de sul a norte, dividida em 14 trechos, que devem ser percorridos um trecho por dia. Ao total, são 185 km e cada grupo de viajante fica responsável por carregar suas barracas e fazer sua comida!

A trilha passar pelos principais pontos de Dominica. No site tem todas as informações que você possa precisar!

Passe de Turismo em Dominica

Parte dos pontos turísticos de Dominica são propriedade do governo e são pagos – custam 5,00 USD por pessoa, a cada ingresso.

A boa notícia é que há um ticket que dá direito a entrada ilimitada por uma semana e custa apenas 12,00 USD por pessoa. Assim, visitando 3 pontos turísticos, já terá valido a pena pagar pelo ticket.

O ticket dá acesso às seguintes atrações: Boiling Lake, Emerald Pool, Trafalgar Falls, Middleham Falls, Boeri Lake, Waitukubuli National Trail, Soufriere Sulphur Springs, Syndicate, Morne Trois Pitons, Morne Diablotins, Indian River e Freshwater Lake Trail.

O ticket que dá direito à visitar as atrações de Dominica por 12,00 USD por pessoa!

O ticket que dá direito à visitar as atrações de Dominica por 12,00 USD por pessoa!

Gastronomia em Dominica

A ilha é estranha, não tem a cara do Caribe, mas reserva ótimas experiências de aventura e, surpreendentemente, gastronômicas. Por falar em comida, vamos a uma das melhores partes de Dominica!

Surpreso? Eu também! Foi um dos lugares do mundo onde experimentei a comida mais saborosa. Todas, absolutamente todas as refeições foram deliciosas. Tudo muito bem temperado e sempre com um toque de surpresa! Aliás, Dominica oferece excelentes pratos a preços super acessíveis.

O atendimento em todos foi péssimo, mas a comida foi sempre deliciosa! Fique com uma listinha básica de restaurantes na região de Roseau:

  1. Old Stone Grill & Bar. Talvez o melhor peixe que já comi na vida. Absolutamente delicioso. O lugar é bem bonitinho para os padrões de Dominica e é praticamente frequentado por locais. Peça uma porção de fish cakes (bolinho de peixe) de entrada – são típicos da ilha e são bem gostosos. A conta? 25,00 USD pra duas pessoas, incluindo uma cerveja.
  2. Urban Garden Café. Um café pequeno em Dominica que serve almoço das 12h às 14h. Não há cardápio fixo, tendo 2 ou 3 opções por dia. Experimentei um peixe ao molho de mostarda, arroz com espinafre, lentinhas, mandioca e salada. A combinação parece qualquer PF brasileiro, mas o sabor era espetacular. O prato serve bem duas pessoas e custa apenas 10,00 USD. Como abre durante a tarde, pode ser a parada perfeita pra recuperar as energias. Nesse caso, provei um wrap de frango com molho barbecue. Prove a sobremesa de doce de coco, uma das melhores que já experimentei na vida. Simplesmente incrível!
  3. All Nations Bar & Snacks. O dono atende no próprio balcão e é super mal humorado. Mal responde às perguntas dos clientes. Além disso, a televisão fica com volume nas alturas e o dono se concentra mais na TV do que nos clientes. Apesar de tudo isso, a comida é excelente. Provei um peixe grelhado com salada e uma banana frita que eu nunca vi tão boa – nem no Brasil… Um prato serve bem duas pessoas. Apesar do mau atendimento e do barulho alto da TV, o All Nations vale como experiência local – é daqueles bares que misturam vida local com gringos do mundo todo.

Leia aqui dicas e informações úteis de Dominica, a Ilha Natureza do Caribe!

Pra saber tudo sobre o Boiling Lake, confira neste link.

Clique aqui pra reservar o seu hotel em Dominica.

E quanto a você, leitor viajante, não deixe de compartilhar suas dicas e histórias de viagens pelo mundo! Escreva para o Bilhete Premiado e deixe a sua marca!

O Vale da Desolação, no caminho para o Boiling Lake - Dominica tem uma paisagem única no Caribe.

O Vale da Desolação, no caminho para o Boiling Lake – Dominica tem uma paisagem única no Caribe.

A sede do governo de Dominica - qualquer semelhança à Casa Branca é mera coincidência.

A sede do governo de Dominica – qualquer semelhança à Casa Branca é mera coincidência.

2 Responses

  1. Gustavo Soua
    Gustavo Soua 05/09/2017 at 12:12 am |

    Há um tempo venho pensando em conhecer Dominica e foi muito bom ter achado o teu blog. Há informações muito boas. Estou pensando em ficar 4 dias na ilha. Você acha que é tempo suficiente?
    abraço,
    Gustavo

Comments are closed.

Show Buttons
Hide Buttons
%d bloggers like this: